quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Multitarefa


Devo confessar que me invejam as pessoas muito capazes em voltar sua atenção a diversas coisas ao mesmo tempo. Com efeito, chamá-las-ei aqui de “multitarefas”. São essas que cumprem a manhã tomando seu café, lendo seu jornal e ouvindo suas músicas. Já de antemão excluo dessa minha categoria aquelas que perdem o refrão, que se esquecem da manchete quando veem a ilustração, que entornam o líquido sem saber do grão. Refiro-me aos que, com involuntária destreza e desconforme certeza, concluem suas tarefas com nota dez nos três quesitos.
É tão admirável tal capacidade que me ponho a pensar: como é possível? Será que treinam, pondo-se à prova ao acompanhar as notícias na televisão, preparando salada, arroz, feijão e mistura para o almoço, com o telefone pendurado à orelha e os olhos atentos na mosca que espreita a fruteira? Ou simplesmente nasceram assim, graças a uma particular e fortuita combinação genética (da qual não faço ideia)? Digam-me, caros leitores, vosso segredo de sucesso nessa vida multiatarefada.
Tenho dó de mim por não pertencer a esse seleto grupo. Dó dessas minhas linhas, que demoram a aparecer tal como você as lê agora. Perdem a vez a uma leitura de tirinha, a uma inútil vasculhada na geladeira, a um sussurro de Tom e Vinicius, até a uma disenteria inesperada. Tudo feito à sua vez, sem atropelar outros de meus diversos interesses que, hora ou outra, sairão. Reitero, no entanto: cada um à sua vez.
Resta-me conformar-me com o que sou. Não que seja coisa ruim ou imprópria, estéril. Contrariamente, talvez eu tenha a minúcia e a acuidade que porventura lhes falte. Sou, afinal, homem de momentos. Duradouros ou homem de instantes. Dedicados, sobretudo. Sim, de momentos, cujo ofício que me cabe é único e ímpar. Melhor deixar as multitarefas com quem as bem sabe. Da singularidade cuido eu.

4 comentários:

  1. É bom ler textos diferentes vindo do seu blog. Excelente, como de costume!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua, anônimo! Mas sim, também achei bom ver alguma coisa diferente por aqui. Deu-me um ânimo maior para escrever!

      E, claro, agradeço!

      Excluir
  2. Parabéns Filho. Realmente o Anônimo acima, disse muito bem. Bom ler algo diferente.

    ResponderExcluir